sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Quelynah - Quelynah (2008)


Quelinah, uma das grandes revelações femininas da black music contemporânea aqui no Brazil.

Compositora e vocalista, Quelynah, 24 anos , tem chamado atenção da crítica e do público graças as suas performances cada vez melhores nas noites de São Paulo. Estourou nas baladas com o hit "Talarica" antes mesmo de gravar seu cd. A bela, que começou cantando em corais, já acumula uma experiência musical de mais de 12 anos. Experiência essa, que lhe trouxe maturidade suficiente para compor todas as músicas do seu primeiro cd solo, lançado pela Sonorabiz.

Musa do movimento hip hop, Quelynah passeia facilmente pela Soul Music e R&B. Já emprestou seus dotes vocais a artistas como Thaíde, Dj Hum e SP Funk. Foi backing vocal do cantor Alexandre Pires e participou do primeiro cd solo do vocalista Nasi, do grupo Ira!.

Ao lado da banda “Edição Especial”, da qual era vocalista, protagonizou apresentações muito elogiadas em eventos de grande porte como o Skol Hip Rock, onde abriram o show para o Snoop Dog, e Hip Hop Manifesta. Gravaram também, uma participação na coletânea “Mix França/Brasil", com a música “A Noite”.

Seu album solo conta com influências resgatadas em suas raízes negras, como no caso da canção "Afrodisíaco", em que há um verso em "crioulo" (dialeto africano). “Afro é a música que me tem de alma. Assumo minhas origens com orgulho e levo isso para outras meninas afro, com minhas composições”, entrega a cantora. Suas músicas são em sua maioria auto-biográficas, como por exemplo a canção de trabalho - “Linda, louca, leve e solta” – um grito de liberdade para mulheres aprisionadas por algum motivo. Nas pistas ganhará versão remix.

Além disso, participações interessantes chegam para enriquecer ainda mais o projeto. Nessa mesma música, Simone Soul assume a percussão trazendo uma pitada de elemento orgânico ao cd que vem impregnado de batidas eletrônicas. Pregador Lu, Thaíde, Vanessa Jackson e Suppa Fla completam o time.

Além do cd, Quelynah protagonisou, junto com Negra Li, Cyndy Mendes, Leilah Moreno e Thayde o Longa para o cinema, ANTONIA, que conta a trajetória de um grupo de quatro meninas. - que tentam a carreira no show business do HIP-HOP / R&B. As músicas da trilha sonora do filme referentes a sua personagem – Mayah - é de autoria da artista. O filme deu inicio a minissérie “Antônia” produzida pela O2 Filmes na Rede Globo.

Quelynah - Oops... Lá Vem Ele (Cdr - Independente)
Quelynah - Linda, Louca (2006)



Nenhum comentário: