sexta-feira, 18 de junho de 2010

Dj Ricardo Guedes, Mais Um Mito Se Foi...15-06-2010


Não o conhecia pessoalmente, mas todos os Djs que se prezam, independente do gosto ou estilo, precisam saber e conhecer o que fez pela musica nas pistas, o Dj Ricardo Guedes. Perdemos mais um icone do nosso tão seleto grupo de Djs, nossa classe, categoria chora, mas sabemos que devera como tantos que ja se foram, estar fazendo a maior festa nos ceus.

Na madrugada do dia 15/06, morreu o radialista e DJ Ricardo Guedes, programador e ex-coordenador da Pool FM, foi DJ residente da extintas casas noturnas Contra-Mão e Toco, na Zona Leste de São Paulo. Atualmente, dedicava-se ao programa Volume 97, sucessor do House Definition, também apresentado por ele, na Radio Energia 97FM e estava no casting da agência 3plus. De acordo com informações dadas em comunidades virtuais e na rádio Energia 97FM, Ricardo Guedes sofreu um enfarto, seguido de Acidente Vascular Cerebral.
Conhecido por seu comportamento polêmico por ser um DJ de técnica perfeita, deu declarações como essa abaixo. Desde os 18 anos, quando começou a trabalhar com música, Guedes foi um soldado dedicado da música, promovendo festas, fazendo programas de rádio (incluindo o histórico Esquentando os Pratos, ótimo nome que é uma prova do seu sarcástico senso de humor), remixando artistas como Madonna, RPM e Simply Red, lançando coletâneas mixadas, produzindo faixas próprias, tocando sets incríveis e sendo esse defensor desbocado e passional da boa música.
Ricardo Guedes era um DJ de grande popularidade. Pergunte seu nome a quem saía à noite em São Paulo entre os anos 80 e 90, dos Jardins à Zona Leste. Todo mundo sabe quem foi o Guedes. Tanto é que hoje seu nome está lá nos Trending Topics BR do Twitter.
Sua discografia é uma das mais extensas com 23 compilações e 3 DVDs. Já participou dos principais festivais de musica Eletrônica e é residente do Spirit of london.
Sua ultima significativa no ramo de producões, foi fazer parte do duo VIET2 que tem importantes remixes e produções próprias em alta rotação nas rádios e pistas do País. Ricardo Guedes foi eleito melhor DJ pela revista DJ Sound por 3 vezes e uma vez como DJ revelação, isso sem contar, sua altissima aceitação e conceito pelo pais, em função de seus sets old schools, presença mais que necessária nos principais eventos do meio.
Ricardo Guedes foi conhecido por seu perfil técnico e cirúrgico. Amante da tecnologia e da música, seu trabalho foi sempre baseado em novas formas de expressão, sempre inovando com seus metodos de mixagens. Com isso, nao precisou abandonar o vinil, se utilizando tanto de Final Scratch e atualmente, usando o Serato em suas apresentações.

"VOCÊ É UM CARA POLÊMICO, NÉ? EM PLENA FEBRE DA COCAÍNA EM SÃO PAULO, VOCÊ TINHA UM PROGRAMA NO RÁDIO CHAMADO “ESQUENTANDO OS PRATOS? - Tinha sim, O glamour do pó veio depois, 1985, 86 até 1990. Mas o DJ nunca foi um cara drogado. O DJ sempre foi o cara mais bunda-mole da cena. O meu negócio é tocar, enquanto tiver saúde e nariz pra isso. Já encheu o saco passarem por mim como se eu fosse um DKW. Dei minha vida por isso, papai do céu falou: “Você vai morrer pobre, mas vai virar pra caralho”. É isso que eu sei fazer e é isso que vou morrer fazendo. Agora, se não der um risco, você vai embora pra casa, principalmente se não tem a celebração que merece."

"Ninguém neste país vira melhor do que eu. Talvez o Marky vire igual. Melhor, não."

"Vou falar uma coisa que parece pretenciosa: - Eu não tenho problema com a “cena”. Eu sou a “cena”..."

(( Trechos da entrevista dada à Claudia Assef, no livro Todo Dj Já Sambou: Editora Conrad, 2a. Edição, 2008. )) "

Tres dias antes de falecer, 12-06-2010, Ricardo Guedes estava virando discos no seu programa Volume 97, sucessor do House Definition na Radio Energia97fm.
Abaixo o link de seu último set. Link original no blog ((http://djrodrigo2u.blogspot.com/)).

2 comentários:

Anônimo disse...

cursos:djs:DJ GIOIELLI-PRESTA HOMENAGEM AO TOP DJ RICARDO GUEDES

DJ GIOIELLI PRESTA HOMENAGEM AO TOP DJ RICARDO GUEDES,
O DINOSSAURO DA DANCE MUSIC.(DESCANSE EM PAZ)

http://www.youtube.com/watch?v=mc82rbYP8Mg

PromoFest disse...

O mundo da Dance Music perde um glorioso dj e ganha uma lenda.
Não o conheci pessoalmente, mas como todo dj que se prese, conheço sua história e digo-lhes... Ele nasceu sabendo e só lembrou disso aos 17 anos junto com o dj Tuta Aquino.
A PromoFest Deseja ótimas vibrações nesta fase que se inicia ao velho e querido Ricardo Guedes